O relógio de ponto eletrônico é uma tecnologia que proporciona monitoramento eficiente de colaboradores a partir da leitura automatizada de registros. O aparelho é usado para controlar o horário de entrada e saída de cada empregado, e é fundamental para assegurar que a jornada de trabalho seja cumprida adequadamente.
O que é Relógio de Ponto Eletrônico?
O relógio de ponto eletrônico é um sistema que permite o controle de acesso dos colaboradores. Ele possui leitora biométrica, cartão ou até mesmo senha. Desenvolvido para substituir o clássico cartão de ponto ou a folha de anotação de horários, ele é capaz de armazenar os dados de cada funcionário, facilitando o controle da jornada de trabalho. A tecnologia também é capaz de gerar relatórios que permitem identificar possíveis casos de fraude, horas extras ou atrasos.
Como funciona?
Basicamente, o colaborador deve “marcar” o horário no relógio de ponto eletrônico. Para isso, ele identifica-se por meio de um cartão ou do próprio bioma, que é possível através da leitora. Após identificação, o aparelho registra o horário, o que permite que a empresa consulte os relatórios necessários.
Vantagens
- Controle eficaz, eliminando as fraudes;
- Facilidade na conferência de horas extras e atrasos;
- Geração de relatórios para controle;
- Aumento da produtividade;
- Redução de custos;
- Adaptação a novas demandas do mercado;
- Possibilidade de incorporação de outras funções, como a liberação de acesso;
O relógio de ponto eletrônico é um importante ferramenta para o controle de horários e assiduidade dos colaboradores. Com a tecnologia, a empresa obtém dados essenciais que permitem identificar possíveis problemas e, assim, otimizar a jornada de trabalho. Se você está interessado em adquirir um relógio de ponto eletrônico, não deixe de visitar a loja virtual da Multi Ponto e Acesso. Possuímos diversos modelos para suprir as necessidades de empresas de todos os portes.